segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Problemas a resolver

Na metade do século XIX a Alemanha e a Itália ainda não tinham formado seu Estado nacional. Em 1848, em nome do nacionalismo e do liberalismo, os povos de ambas nações rebelaram-se contra os governos absolutistas e lutaram em busca da unificação. Infelizmente, a unificação não ocorreu de imediato por dois motivos principais:

  1. A burguesia mostrava interesse na unificação dos mercados e no apoio que teria de um Estado mais forte. Mas por outro lado, ficou apavorada com as revoltas populares. Não eram somente as reivindicações democráticas que a assustava, mas também as primeiras manifestações dos socialistas. Quando ocorreu a luta do povo contra as forças absolutistas, a burguesia mostrou-se ausente. Ela bem que queria a unificação. Porém, a qual preço? Ao preço de nascer um país democrático, com liberdade para o povo trabalhador se manifestar e até mesmo ouvir os socialistas? Negativo: a burguesia não pagaria esse valor.
  2. A intervenção das potências estrangeiras, principalmente da Áustria, que queria manter seu controle sobre os Estados alemães e o domínio da região da Lombardia-Veneza na Itália.

A unificação aconteceria nos anos 1860/1871. Bem, se ela deu certo, é porque a burguesia conseguiu resolver seus principais problemas.

  1. Como fazer a unificação evitando a perigosa participação popular?
  2. Como evitar a intervenção estrangeira de países como a Áustria e a França?


E como isso foi feito? No primeiro caso, praticamente deixando o liberalismo de lado e reforçando o nacionalismo. O tempo em que a burguesia era liberal e chamava o povo para pegar em armas e lutar contra o governo era coisa do passado. No momento, o que predominava era a união entre a burguesia e a aristocracia. O povo participaria, mas sem iniciativa própria, sem reivindicações especiais. Seria uma unificação feita de cima para baixo.

O segundo problema era a intervenção estrangeira. A solução foi criar poderosos exércitos e articulando alianças com outras potências.

Assim, foi possível a unificação.


Por que as unificações alemã e italiana não foram obtidas nas revoluções de 1848?

2 comentários:

  1. Olá garotas!
    O blog de vocês está bem construído, e a apresentação proposta explicita bem o tema que vocês se propõem a discutir.No entanto, falta um elemento importante: o questionamento para discussão! Cada postagem deve ter um questionamento, uma pergunta que estimule os visitantes a conversar sobre o assunto postado.
    Atenção nas próximas postagens!
    Um forte abraço;
    Prof. Maira

    ResponderExcluir
  2. Oi professora!
    Mas a gente fez um questionamento no final...
    o problema a ser discutido é o motivo pelo qual as unificações não foram realizadas em 1848.
    De certa forma, agradecemos pela sua avaliação. Da próxima vez, teremos mais atenção.
    Abraços! :D

    ResponderExcluir